vamos ler juntes?


O Clube do Livro do Design nasceu no ano de 2020 com o propósito de criar um ambiente de troca de referências e diálogo entre designers gráficos e interessades através da leitura de livros de design gráfico e áreas relacionadas. A segunda temporada inicia em janeiro em 2021 com várias novidades! Nada melhor do que ler um livro e ter gente com quem conversar, não é mesmo? ︎


︎como funciona?
︎quais são os livros?
︎︎︎SPIN-OFF: série biografias
︎quem faz?
︎depoimentos
︎fale com a gente



assine nossa newsletter
ilustrações maria julia moreira/terezabettinardi.com

Mark

depoimentos


Aqui uma seleção de depoimentos dos participantes da 1º temporada do Clube do Livro do Design! ︎




“Achei o encontro bem importante e necessário nesse momento. As discussões foram bem relevantes e nos ajudaram a olhar para dentro e entender nossos próprios privilégios e necessidades. Achei que os participantes do grupo queriam muito compartilhar e as vezes me pareceu uma terapia de grupo. Nesse momento que todos se sentem tão sozinhos e com muitos questionamentos, ter a oportunidade de ouvir e compartilhar depois de meses refletindo foi divino." 

“Tô adorando a experiência com vocês! Principalmente como uma pessoa que entrou agora no mercado de trabalho, sabe? Acho ótima a partilha das experiências de quem já está no ramo há mais tempo e é ótimo ir atrás das referências que a galera menciona durante os debates. Além disso, o grupo me abriu pro hábito de leitura (eu tava só na procrastinação pra ler qualquer coisa!), o que tem sido enriquecedor e me ajudado bastante no dia a dia durante meu trabalho."

“Estou muito animado com essa oportunidade de discutir e consumir design de uma maneira diferente, especialmente devido ao meu trabalho (designer de produto) e a maneira como o design é visto no meio corporativo."
“Gostei demais da aula! Poderia ficar uma noite inteira ouvindo a Tereza falar! Anotei vários pontos para eu pesquisar mais a fundo. Ansiosa para a live e para os próximos encontros!"
“Foi muito bom! Fazia tempo, desde a faculdade, que eu não me sentia estimulada dessa forma em estudar design. Muitos insights e referências para ir atrás. Sensacional, de verdade."



“Amei o conteúdo e a didática da Tereza. Realmente incrível todo o conhecimento dela e como ela consegue articular bem as ideias e os assuntos."

“Acho a iniciativa incrível, desde que eu saí da faculdade (há cerca de dois anos), tenho pensado muito sobre coisas que estruturam meu processo pessoal de design e um deles, sem sombra de dúvidas, é a leitura. Ter o clube do livro como um roteiro tem sido essencial pra esse momento, já que me leva por novos caminhos para pensar o design. Obrigada por se disporem a construir isso junto a nossa comunidade, espero que em algum momento isso possa se tornar mais acessível para muitas outras pessoas."
“Riquíssimo o encontro. Valioso. Com certeza foi o melhor investimento que fiz nos últimos tempos. Poder discutir design assim, num espaço não acadêmico e com nossos pares, tem me feito muito feliz e me motivado também na prática. Fiquei até tentando imaginar como ia acontecer o segundo encontro, mas superou minhas expectativas. São só agradecimentos por aqui."

“Por mais que eu não tenha lido o livro, foi muito bom ver o debate do pessoal. Acho massa que o clube esteja sendo muito mais do que falar só sobre nossa profissão, coisas técnicas e etc, mas também tem sido um lugar onde a gente se encontra e compartilha anseios, algumas angústias de ser designer... Legal saber que não estou só nesse mundo!"





“Adorei demais a experiência com o grupo, não sou designer, mas foi legal essa imersão em um universo que pretendo fazer parte de forma ativa."

“Eu adorei a experiência! A aula fluiu super bem, nem parece que ficamos 2h conectados, rolaram debates e provocações interessantes pelo chat e fiquei empolgada com os próximos encontros! Só tenho elogios e agradecimentos por ter a oportunidade de fazer parte dessa experiência. Saí dessa aula com a cabeça explodindo de referências com novas perspectivas a serem desbravadas!"